Lições de Empreendedorismo

Hoje em dia se fala muito em empreendedorismo, eu me tornei empreendedora após os 40, não era algo que havia planejado, mas acabou acontecendo. Decidi empreender utilizando minha bagagem profissional, fazendo algo que gosto e ao qual dediquei muitos anos de estudo pensando sempre em crescer dentro de uma grande empresa.

No processo de me tornar empreendedora ao longo destes anos, acabei convivendo com outros empreendedores, seja em workshops, ou no meu próprio trabalho já que sou Secretária Remota e minha “persona” são outros empreendedores que acabam necessitando dos meus serviços para desenvolverem melhor suas empresas.

Cheguei a algumas conclusões:

A primeira é que não é tão simples para uma pessoa que sempre foi “CLT” com todos os pontos positivos e negativos, com hábitos, crenças e rotinas, fazer a transição para ser o “patrão”.

Tomar decisões e assumir outros riscos. Não digo que um lado ou outro seja ruim. Apenas que é necessário cruzar uma linha, mudar esta chavinha dentro de nossa mente. Isto pode levar mais ou menos tempo para cada um.

A outra conclusão que cheguei, é sobre as principais características de um empreendedor:

Ser desapegado de ideias, conceitos ou crenças, estar sempre pronto para mudar se for necessário, errar rápido, é o que dizem empreendedores de sucesso;

Ser muito curioso;

Saber ouvir e estar sempre aberto a aprender com todos que cruzarem seu caminho.

Espero que este pequeno artigo possa inspirar e encorajar aqueles que estão tomando coragem para dar este passo e se tornar um empreendedor.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s